Conservatório Pernambucano de Música abre inscrições para novos alunos


A partir desta terça-feira (26), o Conservatório Pernambucano de Música, órgão ligado à Secretaria de Educação, abre inscrições para a seleção de novos alunos. Serão disponibilizadas vagas para dois tipos de cursos. O regular, que atende os técnicos em instrumento ou canto, e o de extensão, que tem como objetivo o ensino básico dos instrumentos sem o intuito da profissionalização. Os interessados devem fazer o cadastro na secretaria do Conservatório, localizado em Santo Amaro, até a quarta-feira (27), das 8h às 17h.

Os candidatos precisam preencher uma ficha informando o nome completo, escolaridade, identidade e CPF. As vagas serão disponibilizadas em canto erudito, cordas dedilhadas (bandolim, contrabaixo elétrico, cavaquinho, violão erudito, violão popular), cordas friccionadas (contrabaixo acústico, viola, violino, violoncelo), percussão (bateria, percussão erudita, percussão popular), sopros madeiras (clarinete, flauta doce, flauta transversa, saxofone), sopros metais ( trombone, trompa, trompete), teclado (piano erudito, piano popular, teclado).

Os candidatos, com idade entre sete e 14 anos, que optarem por uma vaga no curso regular serão selecionados através de sorteio, no dia 05 de julho. Já os alunos de 15 a 20 anos, inscritos no mesmo curso, passarão por um teste prático no dia 03 de julho e outro teórico no dia 04 do mesmo mês. Os selecionados devem fazer suas matrículas no dia 12 de julho, das 08 às 17h.

Já os alunos inscritos no curso de extensão serão selecionados, exclusivamente, por sorteio, no dia 02 de agosto. O sorteio é público e será realizado no estúdio do CPM. A matrícula acontece no dia 03, das 8h às 17h.

Provas – Nos testes de teorias, os inscritos devem estudar claves de sol e de fá, além de compassos simples e compostos, tonalidades: C, G, F Am, Em, DM. Ainda será preciso que os candidatos realizem leituras rítmicas, métricas e melódicas do conteúdo teórico. Já nos testes de instrumentos, eles devem estar preparados para executar repetições de células rítmicas, peças livres, leituras de cifras e toque de melodias.

Fonte: Governo de Pernambuco

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Conservatório Pernambucano de Música abre inscrições para novos alunos

  1. jose alves da silva junior disse:

    gostaria de saber se há condições para pessoas de 38 anos, é meu grande sonho aprender piano e violino,tenho facilidade e boa persepissão me der uma chance.meu sonho tocar piano para meu grande Deus nosso. nada mais

  2. jailton disse:

    gostaria de saber se posso colcar o meu filho de 16 anos e como fazer pois ele toca violão e nunca recebeu aula ha não ser o dom de Deus em tocar.

  3. eu toco tronpeti e quero aprender a ler par titura e melhora mais tocando

  4. giovanna macedo disse:

    eu gostaria de saber se abrirao vaga para este ano?

  5. nair disse:

    Gostaria de saber se o conservatorio só matricula alunos já com experiencia em o uso do instrumento. Queria saber se posso matricula meu filho. Ele ganhou um violino e tem muita vontade de aprender. Em casa ele esta ouvindo musico que toca violino e começa a tocar junto.

  6. Josevaldo Fortes Santos disse:

    Cordiais Saudações,

    Por favor, queiram me informar se apesar dos meus 34 verões é possível me inscrever no Conservatório. Observação importantíssima: QUERO ME DEDICAR INTEGRALMENTE À MÚSICA, por toda a eternidade (oboé e piano) e toco flauta-doce profissionalmente (além de apresentações contratadas sou artista de rua aqui em Salvador, tocando nos ônibus – basicamente chorinhos – e “passando o chapéu”), lendo partitura e sendo auto-didata.

  7. eu toco trompete flugelhorn ….toco numa banda macial aq na minha cidade a banda 3 de agosto ..
    queria muito desenvolver com meu estrumento o flugelhor ..queria uma chansse ai como faço pra entra ai ..queria saber se paga algo pra entra ai .
    sei q ai tem muito profeçor q tem um gral de escolaridade muito alta acho q ai eu vo sequi minha carreira q e a musica !!

  8. taynan verissimo dos santos disse:

    oi gostaria de saber como è q eu faço para me matricular para aulas de canto,
    precisa fazer teste ou prova??
    q tipo??

    bjs

  9. ja toco violão e quero me aprimorar ,tanto no violão como em canto , gostaria de saber como è q eu faço para me matricular para aulas ?
    precisa fazer teste ou prova??
    q tipo??

  10. ezequiel torres disse:

    oi gostaria de saber como è q eu faço para me matricular para aulas de canto e violão,
    precisa fazer teste ou prova??
    q tipo??

Os comentários estão desativados.