Inscrições para cursos profissionalizantes começam na próxima segunda-feira


da Redação do TP

Cabo de Santo Agostinho (14/08/2007) – Está aberta a temporada dos cursos profissionalizantes em Pernambuco. Na próxima quarta-feira (15 de agosto), será lançado o edital do concurso que irá selecionar alunos interessados em estudar em escolas técnicas do Recife e do Interior.

Só no Recife, são duas as escolas que oferecem cursos profissionalizantes: a Professor Agamenon Magalhães (Etepam), na avenida João de Barros, bairro da Encruzilhada, e a Almirante Soares Dutra, na Praça Abreu e Lima, Santo Amaro.

Para a Etepam, em seu segundo ano de funcionamento depois de cinco anos fechada, a coordenadora de Educação Profissional, Luciane Alves, garante que já estão sendo comprados os equipamentos necessários para o funcionamento dos cursos técnicos. A escola também está em reforma. Todo o investimento para a reestruturação da Etepam foi de R$ 2 milhões, ainda segundo a coordenadora.

Já de acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Aristides Monteiro, o Governo pretende investir R$ 8 milhões este ano e mais R$ 8 milhões em 2008 para a reestruturação das escolas técnicas do estado. “Queremos que essas escolas que já existem funcionem a todo vapor. No ano que vem, começaremos a investir na construção de novos prédios”, garante o secretário.

As inscrições, no Recife, começam na próxima segunda-feira (20) e seguem até o dia 2 de setembro. Os interessados devem acessar o site da Universidade de Pernambuco, que vai coordenar a seleção. As provas serão realizadas no dia 16 de setembro, em locais a serem divulgados também na internet. Por fim, a lista dos selecionados será anunciada no dia 25 de setembro.

Na Etepam, são 390 vagas, 90 para cada um dos cinco cursos (Mecânica, Edificações, Química Industrial, Informática – Manutenção de Micros e Periféricos e Design. Na Almirante Soares Dutra, são 437 vagas para Enfermagem, Segurança do Trabalho, Análises Clínicas, Prótese Dentária e Linguagem Brasileira de Sinais – Libra.

Os alunos oriundos de escolas da rede pública terão direito a 80% das vagas, sendo que metade delas será destinada aos estudantes que concluíram o Ensino Fundamental na Etepam e na Almirante Soares Dutra.

Os alunos aprovados deverão fazer a matrícula na própria escola para a qual se candidataram, no período de 26 a 28 de setembro. As aulas terão início no dia 1° de outubro.

NO INTERIOR
Nas cidades do interior, as inscrições podem ser feitas nas próprias escolas, entre os dias 22 de agosto e 2 de setembro. A Escola Agrícola do Pajeú, em Serra Talhada, no Sertão do Estado, são 60 vagas para o curso de Agricultura e outras 60 para Zootecnia.

Em Bom Jardim, os cursos profissionalizantes de Agropecuária Familiar, com ênfase em Agroecologia, têm aulas na Escola Agrícola Justulino Ferreira Gomes. São 74 vagas.

Em Escada, no Litoral Norte, são 70 vagas para Segurança do Trabalho e 120 vagas para o curso de Agropecuária. Em Palmares, também no Litoral Norte os cursos são Agropecuária com foco em cana-de-açúcar, (70 vagas).

Serviço:
Cursos profissionalizantes no Recife e no Interior
Taxa de inscrição: R$ 8,00.
Informações e inscrições: http://www.upenet.com.br
ção do TP

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.

87 respostas para Inscrições para cursos profissionalizantes começam na próxima segunda-feira

  1. Gostaria de saber o que preciso para fazer a inscrição e onde faço? por que não estou encontrando o campo no syte da upenet. e também quero saber quais são os cursos oferecidos com detelhes. desde já muito abrigado.

  2. Alziane Araujo disse:

    Desejo saber sobre as inscrições, como e onde me inscrever, valores, e o que precisa para realizar a mesma.

  3. DEISE ANDRÉA DA SILVA disse:

    para vivermos o futuro é preciso construirmos o presente e esquecermos o passado.

  4. MArconi disse:

    Quero fazer minha escrição. pela internet

  5. carolina disse:

    entro no site e não consigo entrar na página de inscrições.o faço?

  6. carolina disse:

    oi o que esta acontecendo?quero me escrever e não consigo.como faço?

  7. DEISE ANDRÉA DA SILVA disse:

    DIVULGUE

  8. Rhayssa disse:

    gostaria de saber apartir de que idade pode fazer a inscrição e onde faço!

  9. quezia francisca disse:

    gosto muinto deses cursos, e mereço estar neles.

  10. silvio disse:

    não sei como fazer inscriçao para segurança do trabalho onde faço? em site??

  11. priscylla disse:

    quero fazer as incriçoes mas n estou conseguindo como fazer?????qual é o site

  12. Aneliza disse:

    Dos cursos oferecidos quero saber a que se refere o de design,se é de interiores ou gráfico.

  13. khiria millena disse:

    Quero participar dos cursos profissionalizantes

  14. khiria millena disse:

    Quero participa dos cursos

  15. karol disse:

    naum consigo entrar no site…?
    o q faço?
    q saco………
    ufhhhhhhhhhhh

  16. GI disse:

    NAO TO CONSEGUIDO ME ESCREVER

  17. VALDILENE disse:

    QUERO SABER COMO FAÇO PRA MI ESCREVER NOS CURSOS.

  18. Renata disse:

    quero participa do curso e não consigo por favor tome providencia “vou dizer a LULA”

  19. gleyser disse:

    como me inscrevo no curso de enfermagem?

  20. Jeffté disse:

    estou tentando mim escrever pelo site da upenet mas não estou conseguindo. O quê faço?

  21. DILMA disse:

    gostaria de saber,se o curso de mecânica é reconhecido pelo mec,como curso técnico.

  22. Ceça disse:

    Olá eu fiz o curso de tec. em administração na época em que o Almirante soares dutra oferecia cursos profissionalizantes, gostaria de saber se posso participar desse concurso, pois pretendo fazer o curso de segurança do trabalho, agradeço a atenção.

  23. walter de amorim araujo disse:

    gostaria que a data de inscrição fosse prorrogada por mais alguns dias,pois não consegui me escrever.
    o site estava dando problemas!!!!!!!!!!não queria entrar,tentei diversas vezes e não consegui.

  24. fabio disse:

    gostaria de saber se tem outra maneira de me escrever ainda no concurso,pois perdi a data da inscrição!!!!!!!!!!!!!!!
    fui mal imformado sobre a data e perdi!!!!!!!!

  25. Zarak disse:

    Quais os procedimentos para me escrever no curso de enfermagem?

  26. analia disse:

    quero imprimir meu boloeto bancario para pagar e nao consigo e se tem algum outro site alem do upenet

  27. edivan alves disse:

    estou tentando mim escrever pelo site da upenet e não abre o endereço o que faço?

  28. almiran marta di sacramento disse:

    me escrevir no concurso e nao estou conseguindo a confirmacao de escriçao,ja fiz o pagamento e nao tenho confirmacao presciso de resposta urgente

  29. FAGNER disse:

    gostaria de saber quando vcs vao colocar onde as pessoas irao fazer a prova e q data aff quanto tempo…

  30. ana paula disse:

    cmo conseguir fazer minha inscriçao atraves do google
    q forma e mais facil?
    ha um site propicio?
    ond eu posso encontralo d maneira mais facil?

  31. ana paula disse:

    cmo faço minha inscriçao para goiania goias?

  32. gostaria de saber se ja acabou as escriçao?

  33. Marcos Paulo disse:

    gostaria de saber quais são os assuntos.

  34. rafael cleiton disse:

    gostaria de participar desses cursos e muito importante para os jovens pernambucanos

  35. LIANA MOURAO disse:

    Gostaria de saber se vai haver inscrições semestrais dos cursos técnicos oferecidos, pois acho que essa oportunidade deve se estender para aqueles que não conseguiram se inscrever a tempo desta seleção. Se existir essa possibilidade por favor divulguem mais. agradeço antecipadamente

  36. andrea carolina disse:

    gostaria de saber e ainda ha vagas para os cursos oferecidos?

  37. Diogenes disse:

    quero intrusoins do corso oferesido no senai cabo

  38. Diogenes disse:

    quero informações sobre o cuso profisionalizante no senai no Cabo de Santo Agostinho

  39. Emerson disse:

    Quero saber qando abrirar o concursos tecnico de química do cettex, e como faço para se escrever.

  40. josué disse:

    nao consigo me escrever;como faço?

  41. cidele carla disse:

    gostaria de saber e ainda ha vagas para os cursos oferecidos?

  42. manuella disse:

    Gostaria de saber o que preciso para fazer a inscrição e onde faço? por que não estou encontrando o campo no syte da upenet. e também quero saber quais são os cursos oferecidos com detelhes. desde já muito abrigado.

  43. Jaize disse:

    Gostaria de saber se as inscrições só são feita pela internet.
    Ou se é possivel fazer no próprio SENAI. Para o curso de Edificações ?

  44. renata disse:

    quero mim escrever para os cursos do senai mais nao estou conseguindo pelo upenet.o que eu devo fazer?

  45. Patricia Ponce disse:

    Gostaria de fazer a inscrição para o curso de segurança do trabalho, como devo fazer, e onde faço? por que não estou encontrando o campo no syte da upenet. Gostaria de mais detelhes. desde já muito abrigado

  46. regivaldo disse:

    quero saber como devo fazer para me inscrever no concurso do senai

  47. diego disse:

    queria saber como me inscrever para as provas do senai?

  48. camila rodrigues disse:

    nao consigo confirmar minha inscição no curso,ja me escrevi e ja paguei.e tb nao consigo ver os assuntos da prova.me ajuda aí……

  49. ola boa dia esta de parabens o senai por essa iniciativa de cursos gratuitos.

  50. carlos alberto disse:

    gostaria de saber sobre o publico-jovem

  51. rafael silveira peixoto disse:

    quero participar do cursos segurança do trabalho..
    gostaria muito de participar desse curso com vcs..

  52. felipe clauze disse:

    nao consigo confirmar minha inscição no curso,ja me escrevi e ja paguei.e tb nao consigo ver os assuntos da prova.me ajuda aí……

  53. fabio junior disse:

    Quero saber depois que as provas são realizadas e após desse procedimento os alulos vão fazer o curso essa intituiçao da a passagen para os alunos frequentarem esse curso.

  54. felipe disse:

    o que que eu faço para me inscrever no concurso do senai para as escolas publicas em Belém do Pará????????

  55. trajano disse:

    porque o senai não aumenta os n de vagas para mais cuncursos

  56. rafa disse:

    Quais são os assuntos q vai cair na prova do Sesi de Salvador ??/Preciso com urgencia ta???

  57. Piero Milani disse:

    Eu to no terceiro ano do ensino medio gostaria de estuda em um colegio agricola quero sabe se ainda tem vagas nesse colegio…………

  58. marta pereira ramos costa disse:

    ola boa noite ! desejo saber quando começam a temporada , para inscrições do curso de enfermagem 2008 na escola ,almirante soares dultra ; me respondam com urgência. att: marta pereira ramos costa.

  59. marta pereira ramos costa disse:

    tenho o ensino mêdio so que gostaria de me profissionalizar no curso de enfermagem.

  60. Cássia Felix disse:

    tenho o ensino mêdio so que gostaria de me profissionalizar no curso de Edificações.

    Obrigado.

    Cássia

  61. marta pereira ramos costa disse:

    ola sou eu mas uma vez gostaria de saber quando começam as inscrições, para os cursos tecnicos de enfermagem nas escolas etepam e almirante soares dultra?em 2008.mande- a resposta para o 81/9198/2287 marta pereira ramos costa.

  62. Cleiton Lopes disse:

    Gostaria de partcipar desses cursos,seria um qualificaçao a mais.

  63. erik disse:

    como eu me escrevo para fazer um dos cruso
    e com que idades pode fazer o curso

  64. sonia disse:

    gostaria de saber noticias sobre cursos gratuitos para este ano 2008 para meus filhos de 16 e 15 anos

  65. Tatiana Lins disse:

    Eu gostaria de saber como eu faço para me escrever no curso pois a muito tempo tento e não estou conseguindo eu quero me escrever no curso tecnico em segurança do trabalho. Agradeço antecipadamente a resposta.
    Grata Tati

  66. denise evangelista dos santos disse:

    eu tambem quero fazer um curso do senai em salvador pois preciso me profissionalizar quero saber como me escrever?

  67. Deisy disse:

    oi boa tarde,eu gostaria de saber oque é preciso para se escrever e onde faço a minha escriçao
    porvafor responda-me ……….

  68. lucimar disse:

    como faço pra me escrever, e obter os assuntos da prova.

  69. jéssica rita da conceição disse:

    onde me escrevo para o curso do etepam?

  70. SERGIO RICARDO disse:

    Neste domingo 18/05/2008 no Cuba no Capibaribe temos a domingueira cubana com DJ Everaldo Lins
    Venha dançar muita salsa, bolero, mambo, samba
    Rock, forró, zouk e outros ritmos, com o maior dançarino
    e DJ. De músicas latinas Everaldo Lins.

    LOCAL: CUBA DO CAPIBARIBE
    SHOPPING PAÇO ALFANDEGA
    HORÁRIO:DAS 18:00 ÀS 23:00hs

  71. luciano disse:

    gostaria de saber os assuntos

  72. escola almirante soares dultra.

  73. Adriano silva disse:

    Como faço minha inscrição no almirante soares dutra pela internet, pois não tem à pagina na ”UPENET”.

  74. gostaria de me escrever para analises clinicas..qd éa inscriçao?

  75. gesio gomes de santana disse:

    gostaria muito de participar dos cursos e mim proficionalizar .

  76. gleise disse:

    gostaria de saber realmente em que site entrar para poder fazer a inscrição do curso de segurança do trabalho e é até que idade?

  77. Luana disse:

    Gostaria de saber o que preciso para fazer a inscrição e onde faço? Por que não estou encontrando o campo no site da upenet. E também quero saber quais são os cursos oferecidos com detelhes. Desde já muito abrigado.

  78. Luana disse:

    Gostaria de saber o que preciso para fazer a inscrição e onde faço? por que não estou encontrando o campo no site da upenet. e também quero saber quais são os cursos oferecidos com detelhes. desde já muito abrigado.

  79. Vivizinhaa disse:

    Como é q faço p/ me escrever pois no site da UPE naum tah aparecendo nada sobre o ETEPAM???

  80. marilia disse:

    Por favor me der algum endereço pra fazer minha inscrição pois não estou conseguindo de jeito nenhum entrar no site.
    mande por favor detalhe do site ETEPAM

  81. amilka disse:

    quero m inscrever pela net e n consigo!;<

  82. maria do bom parto queiroz da silva disse:

    vai ter inscrição esse ano letivo para ex-alunos do almirante soares dutra profissionalizante. quando divugue por favor quero mim engreça.

  83. everaldo disse:

    quero saber o assunto para a prova de soldagem e caldeiraria de dias davila..

  84. Paula Mirelle Gomes de Lima disse:

    eu gostaria muito de fazer um desses cursos profissionalizantes pois estou cursando o 1 ano do ensino médio e não quero ficar dependendo de vestibular e nem muito menos de faculdade porque na minha opinião nos adolescentes primeiro temos que fazer um curso prossionalizante e derpois trabalhar para poder pensar em vesti8bular e em faculdade ate porque com o dinheiro do trabalho podemos pagar as despesas da faculdade e se a faculdade for federal de todo jeito temos que compra os livros.
    por isso eu acho fundamental ter um curso completo que alias pegar ate bem no curiculo.

  85. Quero saber qual o site, para poder me inscrever!!!

  86. sulamita disse:

    gostaria de saber o que é preciso para se escrever e se é preciso ter concluido o ensino médio

  87. Astiêr Pereira disse:

    gostária de saber o periodo de inscrições para o cursos tecnicos e ate que idade pode se escrever

Os comentários estão desativados.