Moradores de Jaboatão têm centros de reabilitação e fisioterapia


DA REDAÇÃO DO TP

Moradores de Jaboatão dos Guararapes que necessitam de serviços de reabilitação física ou motora têm à disposição três centros de referência para esse tipo de atendimento no município. As unidades estão localizadas nas regionais de Jaboatão Centro (Vila Rica), Prazeres e Cavaleiro e estão abertas à população. O atendimento é gratuito nos horários da manhã e da tarde.

Todos os centros oferecem fisioterapia (neurológica, respiratória, reumatológica e traumatológica), terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e assistência social. Para ter acesso aos serviços os pacientes devem solicitar um encaminhamento médico.

“Os atendimentos são referenciais, isto é, ele ocorre de acordo com a prescrição médica. Não adianta chegar em um dos centros e pedir para ser atendido. Tem que haver o encaminhamento”, afirma a coordenadora municipal de Assistência Especializada, Luciete de Araújo.

ATENDIMENTO – Segundo ela, uma boa parcela da população desconhece a existência desses centros de reabilitação e acaba por procurar unidades de saúde de grande complexidade, como o Hospital da Restauração. “É importante que os jaboatonenses saibam que existe este tipo de serviço na rede municipal de saúde”, destaca Luciete, ressaltando que as unidades são referenciadas pelo Ministério da Saúde.

A meta da Prefeitura agora é otimizar o atendimento dos centros de reabilitação. Para isso, a Secretaria de Saúde já deu início a uma licitação para a compra de novos equipamentos e o conserto daqueles existentes, mas que estão em desuso por falta de manutenção. Além disso, procura um novo imóvel para sediar a unidade de Prazeres. “Queremos uma casa com piscina para que possamos oferecer mais tipos de tratamento aos pacientes”, detalha.

Outra medida em curso é a uniformização dos serviços oferecidos à população. A Secretaria de Saúde identificou algumas falhas decorrentes da administração passada e pretende criar um protoloco de atendimento que resulte em ganhos para os pacientes. “O nosso foco é melhorar a atenção dada aos cidadãos de Jaboatão”, destaca Luciete.

Serviço:
Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Prazeres
Av. Barreto de Menezes, s/nº – Prazeres
Horário: 7h às 17h
Fone: 3476.9912

Centro de Reabilitação e Fisioterapia Francisco Loureiro
Av. Agamenon Magalhães, s/nº – Cavaleiro
Horário: 7h às 17h
Fone: 3254.3868

Centro de Reabilitação e Fisioterapia Antônio Caldas de Sá
Rua Alto da Boa Esperança, s/nº – Vila Rica
Horário: 8h às 16h
Fone: 3481.5385

About these ads

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Acidentes de Trânsito, Jaboatão, Saúde. Bookmark o link permanente.