Vitória de Santo Antão: Secretaria Especial da Mulher será empossada nesta quinta


Wilson Firmo

A sindicalista e líder feminista Maria do Socorro Santos (foto), 55 anos, foi escolhida pela prefeitura de Vitória de Santo Antão para assumir a recém criada Secretaria Especial da Mulher. A posse acontece nesta quinta-feira, (6/3), às 17h, na Câmara de Vereadores da cidade, a 45 km de Recife.

A iniciativa é resultado do reconhecimento do trabalho incansável das mulheres vitorienses que há mais de 20 anos lutam pela implantação das políticas públicas, sobretudo na área da saúde, com a garantia de atendimento especializado a problemas específicos da mulher, como o câncer de útero e ovário.

Uma das prioridades da nova secretaria será a instalação do Centro de Referência das mulheres em situação de violência, que visa propiciar o apoio jurídico necessário, além de acompanhamento psicológico para o fortalecimento de sua auto-estima. Uma outra importante ação prevista no cronograma de ações será a instalação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Para fazer funcionar e implementar os vários programas e serviços previstos, como o de articular os meios que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho, com programas de capacitação, o governo municipal destinará recursos no valor de R$ 1 milhão para os próximos dez meses.

Para Socorro dos Santos, a decisão do prefeito da cidade, José Aglailson (PSB), em criar a Secretaria Especial da Mulher, contempla uma das antigas reivindicações das mulheres vitorienses, que era de implementar as políticas de gênero voltadas para a valorização e promoção da população feminina.

“Viemos de um passado marcado pelo sofrimento e lutas das mulheres na implantação de políticas públicas, como a garantia de uma saúde decente, e no combate à violência contra elas”, comenta a nova secretária, enfatizando que “vai continuar trabalhando com o mesmo empenho que sempre teve à frente do Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão”.

“Vou trabalhar como as mulheres merecem, para garantir a dignidade necessária. Não teremos direito de errar, de fazer corpo mole”, avisou ela.

Maria do Socorro traz no currículo um histórico marcado pela vasta experiência de mais de 20 anos de militância, desde o trabalho na roça com seus pais até ter sido uma das fundadoras do Centro das Mulheres da Vitória de Santo Antão, em 1988. Ela esteve à frente da entidade como diretora durante 13 anos.

Recentemente coordenou a Rede de Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres da Mata Norte e Centro de Pernambuco, da qual foi criadora. Por sua atuação e luta incansável pelos direitos da mulher da Zona da Mata, sofreu perseguição, ameaçada de morte, processada, tudo isso por defender o cumprimento e a implantação das políticas públicas em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanas da Vitória de Santo Antão e região.

Maria do Socorro Santos terá como secretária adjunta a militante histórica do movimento feminista do estado, Dalvanice Nascimento, que atuou como chefe da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife.

About these ads

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Vitória de Santo Antão: Secretaria Especial da Mulher será empossada nesta quinta

  1. Jairo Lima disse:

    A MULHER E OS NÚMEROS

    9 meses gerando luz
    3 dias sangrando vida
    25 presenteou Jesus
    15 debuta amadurecida

    16 a madona vem surgindo
    40 menopausa chegando
    35, 36..pezinhos lindos
    2 divinas tetas alimentando

    365 dias amando
    12 luas, fases daqueles dias
    1 homenagem estão lembrando

    8 DE MARÇO é pouco, não deveria
    24 horas apenas reverenciando
    1 mês ainda assim, injustiça se manteria

    Jairo Lima

Os comentários estão desativados.