Elias Gomes é líder em Jaboatão


Pesquisa da UFPE mostra tendência para segundo turno na disputa para prefeito

RENATA GONDIM

A terceira pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, publicada hoje com exclusividade pela Folha de Pernambuco em parceria com a UFPE/NEPD/Fade, mostra uma mudança na disputa do município. O candidato do PSDB, Elias Gomes, que até então ocupava a segunda colocação, assumiu a dianteira com 37,3% dos votos. Um crescimento de 5,1 pontos percentuais se comparado à segunda amostra (de 15 de setembro), quando o tucano obteve 32,2%; e de 11,1 pontos em relação à primeira (de 1º de setembro), quando registrou 26,2% das intenções.

Elias abriu uma vantagem de 8,5 pontos percentuais para o candidato do PT, André Campos, que agora está com 28,8% dos votos. O petista iniciou a campanha com a preferência de 34,9% do eleitorado, e passou para 35,1% na segunda. Em terceiro lugar, permanece o atual prefeito candidato à reeleição, Newton Carneiro (PRB), que passou de 16,5% para 11,2%, e agora está com 10,4%. Paulo Rubem, do PDT, segue com 6,3%; e Padre Sóstenes, do PSOL, obteve 1,2%. O número de votos em branco, nulos e de indecisos é de 15,9% – 2,4 pontos percentuais a mais do que na última amostragem.

A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os pesquisadores foram às ruas nos últimos dias 27 e 29 de setembro, e entrevistaram 1.860 pessoas, selecionadas aleatoriamente em abordagem de fluxo. Os eleitores mantiveram seus nomes em sigilo, e responderam um cadastro estratificado por sexo, idade, bairro, escolaridade, e renda. Ao todo, foram trabalhados 20 bairros, divididos em quatro microrregiões. O postulante tucano lidera em quase todas elas.

MAIORIA
A exceção é na microrregião Cavaleiro/Dois Carneiros/ Curados I,II e IV. Ainda assim, a briga é acirrada: André teve 33,4%; e Elias, 31,8%. O tucano apresentou um crescimento, na localidade, de 11,2 pontos percentuais se comparado à segunda pesquisa, e André antes tinha 46,8%. Newton teve 8,6% e Paulo Rubem, 7%. Em Marcos Freire/Muribeca/Guararapes/Estrada da Batalha/Jardim Jordão/UR-6, Elias passou de 30,3% para 36,6%; e André de 30,9% para 28,4%. O atual prefeito obteve 11,1%; o pedetista, 7,5%; e Padre Sóstenes, 1,5%.

Em Jaboatão Centro/Santo Aleixo/Vila Rica, Elias conquistou a liderança passando de 36,9% para 44,9%. Já o petista caiu de 39,5% para 31,6%. Paulo Rubem segue com 4,5% e Newton com 3,9%. Em Prazeres/Massaranduba/Cajueiro Seco/Piedade/Candeias/Barra de Jangada, Newton foi o único a apresentar crescimento, passando de 13% para 14,4%. Elias é o primeiro com 37,5%, seguido por André, com 24,5%, e Paulo Rubem, com 5,8%.

O percentual de votos em branco, nulos e de eleitores indecisos é maior em Cavaleiro/Dois Carneiros/Curados I,II e IV (17,7%), e menor em Jaboatão Centro/Santo Aleixo/Vila Rica (13,9%). Em Prazeres/Massaranduba/Cajueiro Seco/Piedade/Candeias/ Barra de Jangada foi de 16,5%. Em Marcos Freire/ Muribeca/Guararapes/Estrada da Batalha/Jardim Jordão/UR-6 é de 14,5%. A pesquisa foi registrada no Cartório da 11ª Zona Eleitoral sob o número 07/2008.

About these ads

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Eleições 2008, Jaboatão. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Elias Gomes é líder em Jaboatão

  1. Roberta disse:

    Pesquisa maninpulada pelos tucanos, foi e sempre será assim. vamos ver nas urnas, (palavras de um funcionário da folha de PE), ao me vender o jornal.

    Roberta Rodrigues

  2. FABIO NOBREGA disse:

    Elias Gomes tem carisma, competência e seriedade suficientes para garantir uma vitória pura e de excelência. É o que veremos comprovado nas urnas!

  3. bruno disse:

    Respondendo ao sr. Fábio Nogueira, desde quando o povo de Jaboatão vai engolir esta! Carisma? Seriedade? Competência? em Elias Gomes? Faça-me o favor… Por que então ele não disputou a Prefeitura do Cabo? Não quero que meu município sofra mais 4 anos com este “sujeiro”, que não conhece nosso município e faz da política um trampolim. Ele é tão ruim que deixou o filho na “fogueira” para disputar no seu município, para não levar uma “lavada” do atual prefeito.

  4. albert disse:

    mais um pesquisa com manipulaçao

    veremos nas urnas se isso realmente é verdade.

  5. Cristina disse:

    É lamentável como a compra de votos ainda exista e de forma tão clara e forte, 10,00 15,00 e até 20,00 reais por um voto! Até quando isso vai continuar???
    é triste ver o nosso povo ser comprado não com propostas falasas, pior que isto comprados por meros 10,00. Mais lastimável ainda é ver como Elias consegue disparar nas pesquisas??? e Newton Carneiro (coitado) que não compareceu aos debates na tv, não comparecia nas campanhas eleitorais (sempre tinha alguém falando por ele) consiga ficar na frente de Paulo Rubens, alguém que tive a oportunidade de conhecer através dos debates na tv, e conquistou o meu voto.
    Também acredidto que estas pesquisas foram manipuladas ou o povo ainda não aprendeu nada sobre Política.

  6. Fabio Lins disse:

    E o povo algum dia soube algo sobre politica?
    ë lamentavel passsar por jaboato e ver o que se tornou esse pobre municipio que em meros anos se tornou a sombra de si proprio. Ha algunsanos atraz ia visitar com frequencia Barra de jangada, que sempre foi um bairro sim ples porem muito promissor, cheio de cajueiros mas o que realmente marcava eram as ruas sem asfalto. Hoje, 22 anos depois, Barra de Jangada e uma grande favela, complementada pelo bairro vizinho Candeias que mistura uma elite decadente que se acostumou com a falta de cuidado das prefeituras que rouba claramente seus impostos e tb por uma classe pobre que , como os mais ricos, se acostumou com os mais sordidos roubos, nao so daqueles que entram nas casas a luz do dia, mas tb daqueles que se prevaecem dessa situacao pra pedir votos a cada 4 anos. E impossivel pra qualquer mente que venha de um lugar onde os roubos nao sejam tao claros, ja que e muito pedir que nao haja roubo em qualquer lugar do Brasil, que nao se choque ao ver que as ruas de candeias jamais ouviram falar em pavimentacao, escoacao de agua, e algumas ate, acreditem, estao esperando por iluminacao. Isso tudo num bairro cercado de uma linda praia totalmente entregue aos cuidados de uma populacao inconsciente e depredadora, e de uma lagoa de beleza singular (Lgoa do Nautico) que e abrigo de vagabundos e desova de corpos. Isso tudo sem contar que, consta na prefeitura, que praticamente todas as ruas estao dotadas de pavimentacao completa e pasmem, por mais de 4 vezes. O prefeito entra, concerta a cidade toda e coloca isso em suas proximas campanhas, mas o resultado, as obras de verdade, ninguem jamais viu. E isso tudo, pasmem de novo, num raio de nao mais que dois quilometros da casa do governador.

  7. Renata disse:

    É isso mesmo, Fábio..Estou com você!

  8. Renata disse:

    É isso mesmo, Fábio..Estou com você!
    Até hoje me pergunto se a política suja é reflexo do povo submisso e acomodado, ou se o perfil do povo é resultado da nossa política corrúpita e sem escrúpulos!!!!!!!!!!!!!

  9. suely feitosa disse:

    Vs ten o enauil de Elias Gomes,Prefeito eleito de jaboatao+
    Obrigaa,
    Suely

  10. muito bom trabalho jaboatão precisa de vcs.

Os comentários estão desativados.