DINAMICA DA POLITICA


Conteúdo da Coluna da edição 190 (de 26 de julho a 1º de agosto)

TRANSFORMAR O MUNDO
“Eu não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo. Por amar as pessoas e por amar o mundo, é que eu luto para que a justiça social seja implementada antes da caridade.” Do ex-prefeito do Recife e candidato a deputado federal João Paulo (PT), citando o educador Paulo Freire, durante atividade de campanha, ontem.

SALÁRIO SEM COMISSÃO
Pessoa ou partido político que exigir ou receber de funcionário comissionado de governos (nomeado temporariamente, sem concurso público) percentual do seu salário estará cometendo crime. O responsável pela ação poderá ser condenado de um a três anos de cadeia, além de pagar multa. É o que prevê projeto (PLS 369/07) em exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

BETINHO GANHA APOIO DE ALINE MARIANO
A caminhada de Betinho Gomes (PSDB) de volta à Assembleia Legislativa (foi deputado entre 2003 e 2006) ganhou o reforço da vereadora do Recife Aline Mariano. A vereadora, que cogitava disputar mandato de deputada, é filha do ex-deputado Antonio Mariano, que representava o Sertão do Pajeú no parlamento estadual.

BAIXA ESCOLARIDADE
Mais da metade do eleitorado brasileiro (53,56%) é composta por pessoas com nenhum ou pouco nível escolar: 33,09% têm primeiro grau incompleto, 14,57% só leem e escrevem e 5,9% são analfabetos. Os dados divulgados pelo TSE mostram que o Nordeste tem o maior número de eleitores analfabetos, 11,05%. Os que só leem e escrevem – analfabetos funcionais – são 24,19% .

CAI ELEITORADO ENTRE 16 E 18 ANOS
Brasília – O número de eleitores entre 16 e 18 anos diminuiu pela primeira vez em eleições gerais desde o pleito de 1998. Em 2010, 2,391 milhões de jovens com voto facultativo estão registrados, contra 2,566 milhões cadastrados para as eleições de 2006, uma queda de 6,81%, de acordo com os dados divulgados hoje (20) pelo Tribunal Superior Eleitoral.

CONFIANÇA
Concorrendo ao nono mandato consecutivo, o deputado estadual Henrique Queiroz (PR), recebe o apoio do presidente do Sindicato dos Propagandistas e Vendedores da Indústria Farmacêutica do Estado de Pernambuco (Sindiprovepe), Epaminondas Feitosa. O sindicalista diz que os mais de 30 anos de parlamento de Queiroz inspiram confiança.

CREDENCIAL
“Eu costumo dizer que ser filho do prefeito não é credencial para ser deputado. Betinho [Gomes] construiu, na sua juventude, toda uma trajetória na militância partidária, na militância política. Ele se qualificou e se credenciou para ser deputado. Agora, mais maduro, mais experimentado, Betinho voltara à Assembleia Legislativa” – Elias Gomes, na quinta, durante lançamento de Comitê Central do tucano Betinho Gomes.

RESPONSABILIADE SOCIAL E AMBIENTAL
Do candidato ao governo do Estado, Edilson Silva (PSOL) – “Pernambuco hoje vive um crescimento econômico que não gera um real desenvolvimento e ainda agride o meio ambiente. Daí que nossa proposta de governo visa combinar crescimento econômico com desenvolvimento social e respeito ao meio ambiente. Nosso carro-chefe da campanha é a criação de uma lei estadual de Responsabilidade Social e Ambiental.” Ele esteve no sábado no Mercadão do Cabo, onde coincidiu agenda de visita da cúpula tucana. Na ocasião, se encontrou e cumprimentou candidato ao Senado, Raul Jungmann.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.