Jaboatão inicia campanha antirrábica na zona rural


Será realizado taembém um censo de cães e gatos da região

Da Secom/Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou nesta semana a Campanha do censo animal e da vacinação antirrábica na zona rural do Município. O objetivo da ação é enviar a cada um dos engenhos da cidade uma equipe especializada para realizar um levantamento sobre a quantidade de cães e gatos existentes e imunizá-los contra o vírus que transmite a raiva. Os proprietários dos animais receberão uma carteirinha com o comprovante de vacinação.

O município de Jaboatão está há cinco anos sem apresentar nenhum caso de raiva canina. Para manter esse percentual, o Centro de Vigilância Ambiental realiza continuamente ações preventivas contra a doença. O último caso de raiva humana registrada no município ocorreu em 1999, no bairro de Barra de jangada. Em 2009 foram notificados três casos positivos para raiva em morcegos; um caso para raiva bovina e um caso para raiva eqüina.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. A transmissão da doença se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro, sendo fatal em quase 100% dos infectados. A 1ª etapa da campanha acontece na zona rural. No mês de outubro a 2ª etapa abrange a zona urbana, com pontos espalhados pela cidade. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3379-5784 e 3379-5683.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Administração Pública, Jaboatão, Saúde. Bookmark o link permanente.