Jarbas cobra promessa de Lula de liberação de recursos para vítimas das enchentes


Agência Senado

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) se queixou nesta terça-feira (3) da demora, provocada pelo excesso de burocracia, na liberação dos empréstimos para os milhares de pequenos comerciantes vitimados pelas enchentes ocorridas em junho nos municípios da Zona da Mata Sul, em Pernambuco. Jarbas disse que o presidente Lula tem uma grande dificuldade para cumprir a maioria das promessas que faz, conforme mostra reportagem do Jornal do Commercio.

– Em reportagem assinada pelo jornalista João Valadares, o jornal afirma que “após governo alardear crédito rápido e fácil, comerciantes vítimas das enchentes não conseguem dar garantias exigidas, o que impede reconstrução”. O presidente Lula esteve em Pernambuco no dia 24 de junho prometendo, a quem quisesse ouvir, que iria suplantar a burocracia e facilitar a volta por cima dos milhares de pessoas que tiveram suas vidas destroçadas pela calamidade da enchente – salientou.

Jarbas classificou como “absurdas” as exigências apresentadas pelos bancos oficiais para liberar os empréstimos prometidos por Lula, o que tem impedido os pequenos empresários de reconstruírem seus negócios. O senador disse que o Banco do Brasil exige que as vítimas das enchentes estejam livres do Serasa, além de certidões negativas e até comprovante de votação nas eleições de 2008.

– Os bancos oficiais se esquecem que muitos daqueles que têm a necessidade de acesso rápido ao crédito perderam tudo nas enchentes, inclusive os documentos pessoais que agora são requeridos. É um rol absurdo de exigências que tornam impossível ter acesso ao dinheiro – lamentou.

O senador também disse que ainda existe tempo para o governo federal corrigir os rumos e ajudar a população da Zona da Mata Sul de Pernambuco, mas “sem falsas promessas, sem subterfúgios”, pois é uma situação emergencial. Ele disse esperar que o governo federal não repita o “triste costume de deixar as coisas pelo meio”, como nos casos da Refinaria Abreu e Lima, da transposição do Rio São Francisco, da criação da Hemobrás e outros projetos.
Da Redação / Agência Senado

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.