Cabo vai eleger novo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência


Eleição poderá ser contestada caso a Associação da Pessoa com Deficiência de Ponte dos Carvalhos não possa participar.

RAFAEL NEGRÃO

Nesta terça-feira (17), acontece no Teatro Barreto Júnior a eleição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Cabo de Santo Agostinho (COMDED).  Podem participar da eleição as instituições e associações que estão regularizadas e inscritas no Conselho da Assistência Social, da Secretaria de Programas Sociais.

O Conselho é paritário com dez representantes da sociedade civil e dez representantes do Governo Municipal. A eleição é válida por dois anos e a indicação para presidente será realizada pelo Governo Municipal.

Mas, antes mesmo de a eleição acontecer, o presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Ponte dos Carvalhos, Daniel Xavier, denúncia que a sua entidade está sendo excluída do processo de eleição.

“Nós queremos participar da eleição, tendo em vista que no Regimento Interno do Conselho, na página três, diz que  as entidades inscritas no COMDED ou no Conselho de Assistência Social estão habilitadas a concorrer. E nós somos inscritos no COMDED, por isso não aceitamos ficar fora da disputa. Caso a nossa instituição não participe, iremos entrar com uma ação  no Ministério Público para impugnar a eleição”, assegurou Daniel.

A atual presidente do Conselho, Josenir Silva, contestou a afirmação de Daniel. “No momento da inscrição, a entidade dele não estava inscrita no Conselho de Assistência Social. Ele fez a inscrição bem depois. E lá no edital é bem claro, que só podem participar as entidades que estejam inscritas e regulamentadas no Conselho de Assistência Social”, concluiu a presidente.

Vale destacar que a partir desta quinta-feira (19), até o dia 27 de agosto, o Cabo vivência a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A Secretaria de Programas Sociais programou várias atividades que irão acontecer  no Centro Administrativo Municipal, nas escolas Cláudio Gueiros Leite, Caic e no Pátio  do Mercadão. Além disso, vários representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência participam de entrevistas nas rádios comunitárias.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.