Procura por cirurgia cresce 80%


SÃO PAULO (Folhapress) – O brasileiro perdeu o medo da vasectomia. O número de procedimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu quase 80% em seis anos no Brasil, saltando de 19,1 mil em 2003 para 34,1 mil em 2009. Consultórios particulares também registram aumento da procura.

Para especialistas, em parte esse aumento é atribuído à política de saúde do homem do Ministério da Saúde, que passou a oferecer o tratamento na rede pública, e à cobertura dos planos de saúde. “Além disso, as pessoas estão mais informadas, sabem que não tem nada a ver com perda de masculinidade. Os mitos estão caindo”, disse o urologista Joaquim Claro, do Hospital das Clínicas de São Paulo e coordenador do Hospital do Homem.

Na contramão dessa tendência, cresce também o número de homens que querem voltar atrás. Não há dados oficiais sobre o assunto. “Estima-se que esteja perto do que ocorre nos EUA, onde de 3% a 6% buscam a reversão da cirurgia”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Modesto Jacobino.

“Hoje faço cerca de uma reversão por semana, antes eram uma ou duas a cada seis meses. No Hospital do Homem a procura também tem aumentado”, afirmou Joaquim Claro.

O urologista Rodrigo Pagani, do Hospital das Clínicas, ressaltou que a procura aumentará nos próximos anos. Os motivos mais comuns para a reversão são um novo casamento, a morte de um filho ou a melhora na situação financeira do casal, segundo observou o urologista Oskar Kaufmann, do hospital Albert Einstein.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.