AGRINORDESTE: Primeiro Concurso de Queijos de Pernambuco julga produção local e divulga marcas do Estado


As inscrições são gratuitas. O Concurso acontece nesta quinta-feira (26), às 17h, no Centro de Convenções de Pernambuco.

DA REDAÇÃO DO TP

Produtores de queijos do estado tem uma boa oportunidade nesta quinta-feira (26) para divulgar suas produções I Concurso de Queijos de Pernambuco, promovido pela Federação de Agricultura de Pernambuco – Faepe e do Sebrae/PE, no 18º Agrinordeste, no Centro de Convenções. As inscrições são gratuitas e o concurso acontece às 17h. Podem concorrer as indústrias que possuem registro estadual (SIE) ou Federal (SIF) e estejam participando do Show de Lácteos, feira de produtos derivados do leite que acontece em paralelo ao Agrinordeste.

São as seguintes categorias de queijos que serão julgadas: Queijo Coalho tipo A (produzido a partir de leite pasteurizado); Queijo Coalho tipo B (produzido a partir de leite cru), Queijo de Manteiga Artesanal; Queijo de Manteiga Industrial; Queijo Artesanal (defumado, maturado e condimentado). Um júri será formado, sob o comando do especialista Fernando Magalhães Resplante, do Instituto Cândido Tostes, de Minas Gerais, expert no setor e palestrante do Agrinordeste sobre A Experiência dos Queijos Artesanais naquele Estado.

“O Instituto de Laticínios Cândido Tostes – ILCT vem desde 1935 contribuindo para o permanente crescimento da indústria brasileira de laticínios desenvolvendo e difundindo tecnologia, capacidade pessoal para a industria e atividades correlatas, além de formação de técnicos. O I Concurso de Queijos de Pernambuco visa despertar mais interesse na produção local, dando mais visibilidade aos bons produtos que já temos no estado”, diz o assessor da Federação da Agricultura de Pernambuco, Ricardo Mello à frente da coordenação geral do Agrinordeste.

Os pesos para cada atributo, nos queijos a serem julgados, são diferenciados: aparência (20) consistência (30) e sabor (50). Os três primeiros colocados serão contemplados com troféus e certificados de qualidade. “Havendo empate na classificação final, será considerado vencedor aquele que apresentar maior pontuação no quesito sabor”, explica Mello.
O participante deve preencher uma ficha especifica para cada categoria de queijo que vá disputar e enviá-la, com antecedência, aos cuidados da Comissão organizadora, no Sebrae–PE, por meio de fax (87) 3762-1752 ou à Unidade de negócios do Agreste Meridional, Sebrae – PE, na Rua Maurício de Nassau, 82, Praça Jardim, Centro de Garanhuns – PE ou ainda na Secretaria Executiva do 18º Agrinordeste: (81) 3972-5377.

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Economia. Bookmark o link permanente.