Mutirão trata gratuitamente de problemas de visão em diabéticos neste sábado


O atendimento acontece neste sábado; diabetes é a terceira causa de cegueira

Da Redação do pe360graus.com

Neste sábado (28), médicos da Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, vão fazer um mutirão e atender as pessoas de graça para tratar de um problema de visão que pode aparecer em pacientes que têm diabetes. Esse problema pode causar a cegueira e é chamado de retinopatia diabética.

Serão atendidos pelo projeto, qualquer pessoa que possua diabetes. O diretor-superintendente da FAV, Marcelo Ventura (foto 1), contou que a diabete é a terceira maior causa de cegueira e o grande problema é que o tratamento precisa ser realizado precocemente, mas muita gente não sabe que possui a doença, pois os sintomas demoram a se manifestar.

“Na realidade, a diabetes é uma situação de alteração da glicose, mais conhecido como açúcar. É uma doença que atinge o olho: os vasos sanguíneos do local são alterados e isso pode implicar hemorragia no olho, causando a cegueira. O tratamento só evita a perda da visão se for realizado precocemente. A maioria da população, que tem diabetes, porém, não sabe, porque ela demora a se manifestar”, explicou Ventura.

O médico também disse que qualquer pessoa pode participar do mutirão, que é gratuito, mesmo quem não for cadastrado na Secretaria de Saúde: “é tudo de graça. Estamos preparados para atender até 750 pessoas. O mutirão começa às 6h30, mas não há necessidade dos pacientes chegarem de madrugada, estamos com várias ilhas de atendimento. Vamos aferir a pressão intraocular e detectar catarata, porque o diabético é propenso a outras doenças, como o glaucoma”.

Mais informações através do telefone do número (81) 3302-4300.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Saúde, Solidariedade. Bookmark o link permanente.