Atrações culturais e festivais gastronômicos agitam Recife no fim de semana



Passeios, shows, visitas a museus e festivais de gastronomia, entre outros, não deixam a Cidade parar

da Secom/Recife

Para quem não quer parar nem um minuto, o fim de semana no Recife promete ser bastante agitado, com opções que vão agradar a todos. Há passeios pelos jardins de Burle Marx, dicas culturais, praia, festival gastronômico e shows. Na noite desta sexta-feira (27), a Cidade recebe dois grandes artistas nacionais: Rita Lee e Lulu Santos. A roqueira Rita Lee traz ao Recife o show ‘ETC…’, com o repertório repleto das músicas preferidas da própria cantora. Entre as canções escolhidas estão: “Vírus do Amor”, “Banho de espuma”, “Chega mais”, “Atlântida”, “Orra meu” e “Insônia”. O show acontece no Teatro Guararapes, às 21h.

Já Lulu Santos se apresenta no Cabanga, a partir das 22h, para o show ‘Lulu Santos Acústico MTV 2’, e traz novos e antigos sucessos. Os pernambucanos da banda Mombojó vão percorrer todo o Brasil para lançar o “CD Amigo do Tempo” e o Recife está no roteiro. O grupo se apresenta também nesta sexta, às 21h, no Teatro da UFPE.

Para começar bem o sábado, a dica é dar uma caminhada em uma das praias urbanas mais bonitas do Brasil: a de Boa Viagem. Seus arrecifes integram a seleta lista dos sítios geológicos brasileiros. Para completar o roteiro com dicas culturais, é possível visitar os diversos monumentos da Cidade. Locais consagrados, como a Oficina Francisco Brennand, a Capela Dourada, o Museu do Homem do Nordeste, a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, a Casa da Cultura e o Instituto Ricardo Brennand (IRB) convidam para uma viagem incrível na história, com vieses portugueses, afro, holandeses, franceses e judaicos.

Quem preferir uma viagem na história a céu aberto, é só embarcar no famoso passeio de catamarã. Deslizando pelo rio Capibaribe, o visitante conhece as ilhas de Santo Antônio, São José, Boa Vista e as histórias das pontes históricas, manguezais e velhos monumentos do centro do Recife.

Em homenagem aos 101 anos de Roberto Burle Marx, estão sendo realizados passeios no Recife, pelo circuito Burle Marx, nos sábados do mês de agosto. O último encontro está marcado para este sábado(28), com saída na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, às 14h30. Durante o trajeto, serão percorridas as praças da República, do Derby, Euclides da Cunha, Casa Forte e Faria Neves, além dos Jardins do Campo das Princesas. Para participar, é necessário levar 2 kg de alimentos não-perecíveis, que serão doados para os desabrigados das chuvas. No total, serão disponibilizados 40 lugares por passeio. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, em parceria com o comitê Burle Marx. Informações pelo Disque Turismo 81 3355.8409.

A capital pernambucana é de encher a boca d’água. Não é à toa que é o principal polo gastronômico do Norte e Nordeste e um dos mais importantes do Brasil. No Recife, acontece o Ano da Gastronomia, com eventos gastronômicos sequenciados durante um ano. Até 31 de agosto, em 14 restaurantes do Recife e de Olinda, acontece o Festival Comida de Santo, que tem como tema a cultura e a cozinha afro-brasileira em Pernambuco. O projeto vai criar releituras de comidas ofertadas às principais entidades do imaginário africano, como Ogum, Oxum, Iemanjá, Oxossi, Xangô, entre outros.

Através do site http://www.acontecenorecife.com.br, o internauta pode ficar por dentro de tudo que acontece na Cidade.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Cultura, Recife. Bookmark o link permanente.