Jogos da Integração da Terceira Idade acontecem entre os dias 20 e 24 deste mês


Secom/Cabo de Santo Agostinho

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai promover entre os dias 20 e 24 deste mês os primeiros Jogos da Integração da Terceira Idade. O evento vai reunir pessoas com idade acima de 50 anos e é resultado de uma ação conjunta entre as secretarias de Juventude e Esportes, Programas Sociais e Saúde, com o objetivo de promover a participação dos idosos em atividades esportivas adequadas à sua faixa etária.

A abertura dos jogos será na próxima segunda-feira (20/09), na Escola Municipal Prefeito José Alberto de Lima (Caic), no Centro, a partir das 16h30. Na ocasião, haverá desfile dos grupos participantes, hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Cabo, além da execução do Hino Nacional. Um representante de cada grupo conduzirá a tocha para acender a pira olímpica.

COMPETIÇÃO – Os jogos acontecerão entre os dias 21 e 23, na Escola Modelo de Garapu, das 8h às 13h. Serão disputadas partidas de vôlei, basquete, handebol, hóquei, dominó, damas, além de apresentações culturais, dança, oficinas e palestras. Todas as modalidades esportivas são adaptadas à terceira idade e monitoradas por profissionais de educação física que trabalham com idosos. O encerramento será no dia 24, a partir das 18h, também no Caic, com entrega de medalhas para todos os participantes e troféus para os grupos vencedores. Uma seresta para os idosos marcará o final do evento.

Os representantes de cada grupo de idosos e os professores de educação física envolvidos no projeto receberam capacitação da gereontóloga Marilúcia Cordeiro de Souza para conduzir a realização dos jogos adaptados à terceira idade. “O objetivo deste projeto é promover a integração das 529 pessoas idosas inscritas nas modalidades esportivas. Não pretendemos focar na competitividade. A ênfase é na participação”, explicou o professor de educação física e também um dos coordenadores dos jogos, Pauliran Melo.

Já o gerente de Esportes da Secretaria de Juventude e Esportes, Severino João da Silva, afirmou que o prefeito Lula Cabral tem se preocupado com esse segmento da sociedade e que cresce a cada dia. Por isso, o Governo Municipal vem implantando políticas públicas voltadas também para as pessoas da terceira idade.

HOMENAGEM – O evento vai homenagear a professora de educação física Maria das Neves Costa Machado. Ela trabalha com idosos no município há mais de 10 anos, tendo se dedicado durante dois anos ao trabalho voluntário com esportes para os idosos.

Confira a programação dos jogos:

Dia 20 (segunda-feira) -16h – abertura: hasteamento das bandeiras e juramento do atleta que será sorteado entre os grupos

Dia 21 (terça-feira) – das 8h às 13h – Momento de reflexão, Bom dia de Bem com a Vida (alongamento), voleibol, oficina e palestra

Dia 22 (quarta-feira) – das 8h às 13h – Bom dia de Bem com a Vida, basquete, dança de salão (samba-bolero-forró), dominó, oficina e palestra

Dia 23 (quinta-feira) – das 8h às 13h – handebol, hóquei sobre o piso, dama, palestra e oficina

Dia 24 (sexta-feira) – das 17 às 22h – Encerramento: entrega das medalhas e troféus, programação cultural (dança, teatro, poesia e canto), e seresta para os idosos.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.