As eleições de 2010 em Pernambuco


Alcides Santos *
Atendendo aos apelos de vários amigos, me aventurei no trabalho minucioso de elaborar um levantamento das reais possibilidades dos candidatos nas eleições deste ano, em Pernambuco.

De posse do resultado de várias pesquisas de intenção de voto publicadas na mídia e dos resultados das últimas eleições no Estado, facilmente encontrado nos sites do TSE e TRE/PE, além de uma vasta pesquisa nos blogs de todo o Estado, trabalho que tive a colaboração decisiva do estudante de jornalismo Felipe Piauilino, me arrisquei a fazer algumas considerações quanto aos resultados das eleições do próximo mês. Essa árdua tarefa me animou depois do grande sucesso nas previsões que fizemos nas eleições municipais do Cabo de Santo Agostinho em 2008. Vamos a elas:

Para Governador, as pesquisas têm demonstrado uma vantagem muito grande para o Governador Eduardo Campos. Entendo que a eleição, mantido os índices atuais, já estaria praticamente decidida, e só um milagre evitará a derrota de Jarbas Vasconcelos, já no primeiro turno.

Para Senador da República a disputa está bastante confusa. Para o Professor e Cientista Político, Adriano Oliveira, do qual tive a honra de conviver como aluno: “Afirmar categoricamente que o candidato do PPS (Raul Jungmann) vencerá a eleição é ser mais do que otimista. Mas supor que ele não poderá vencer é pessimismo em demasia.”

Esta afirmação, publicada em artigo postado no Blog do Jamildo, reflete o imbróglio em que está a disputa para o Senado. As pesquisas mostram Humberto na frente, oscilando entre 41 e 47%. Maciel com percentuais de 29 a 35%, Armando de 27 a 33% e Jungmann de 10 a 16%.

Mas, em todo o Brasil, muita gente ainda não se deu conta que o voto será para dois candidatos e as pesquisas têm apontado percentuais que refletem apenas o primeiro voto, fazendo crer que o segundo voto estaria em aberto, abrindo muitas possibilidades para todos os candidatos.

Não seria surpresa se acontecesse o que ocorreu em 1994 quando Dr. Arraes lançou Roberto Freire e Armando Monteiro para o Senado, os dois lideraram as pesquisas até as vésperas das eleições, mas, no final, Carlos Wilson, que corria por fora, ficou com a primeira vaga e Roberto Freire com a segunda, deixando Armando Monteiro fora do Senado. Só resta esperar o dia 03 de outubro.

Para Deputado Federal, a Frente Popular de Pernambuco para Deputado Federal e Estadual (PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSB, PSC, PT e PTB) deverá eleger entre 17 ou 18 Deputados (Ana Arraes, João Paulo, Eduardo da Fonte, Inocêncio Oliveira Maurício Rands, Danilo Cabral, Cadoca, Fernando Bezerra Filho, Gonzaga Patriota, Luciana Santos, Pedro Eugênio, José Chaves, Fernando Ferro, Jorge Corte Real, Wolney Queiroz e Paulo Rubem), ficando as duas vagas restantes para disputa entre Roberto Teixeira, Anderson Ferreira, Negão Abençoado e Sílvio Costa.

A Coligação Pernambuco Pode Mais (DEM, PMDB, PMN, PPS e PSDB) deverá eleger entre sete ou oito Deputados (Sérgio Guerra, Mendonça Filho, Raul Henry, André de Paula, Augusto Coutinho e Bruno Araújo), ficando as duas vagas restantes para disputa entre Bruno Rodrigues, Edgar Moury Fernandes e Osvaldo Coelho.

A coligação É Pernambuco (PHS, PRP, PSDC, PSL e PTdoB), apesar das votações de Edmar de Oliveira e Arlindo Siqueira, a Coligação Um Novo Tempo (PRTB e PTN), apesar da boa votação de Shirley Carvalhaes e mais o PCB, PSOL, PSTU, PTC e o PV não deverão alcançar o Coeficiente Eleitoral, que para Deputado Federal deverá ficar em torno de 170.000 votos.

Para Deputado Estadual, a Frente Popular de Pernambuco para Deputado Federal e Estadual (PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSB, PSC, PT e PTB) deverá eleger entre trinta e trinta e dois Deputados (Cleiton Collins, Guilherme Uchoa, Clodoaldo Magalhães, Luciano Siqueira, Henrique Queiroz, Aglailson Júnior, Leonardo Dias, Sebastião Oliveira, Aluízio Lessa, Cyro Coelho, Ângelo Ferreira, Silvio Costa Filho, Múcio Magalhães, Isaltino Nascimento, Raimundo Pimentel, Geraldo Coelho, Waldemar Borges, José Humberto, Bispo Ossésio Silva, Manoel Ferreira, Tereza Leitão, Coronel Rufino, Sérgio Leite, Izaías Régis, João Fernando Coutinho, André Campos, Laura Gomes, Marcantonio Dourado, Zé Marcos e Airinho), ficando as duas vagas restantes para disputa entre Augusto César, Júlio Cavalcanti, Isabel Cristina, Luciano Moura, Raquel Lira, Amaury Pinto e Everaldo Cabral.

A coligação Pernambuco para Todos (PSDC, PSL, PTdoB e PTC) deverá eleger de dois a três Deputados (Eriberto Medeiros e Ricardo Costa), ficando a última vaga para disputa entre Amaury Cândido, Sargento Quirino e Malba Lucena.

A coligação Pernambuco Pode Muito Mais (PMDB, PMN e PPS) deverá eleger de dois a três Deputados (Jacilda Urquiza e Gustavo Negromonte), ficando a última vaga para disputa entre Jayme Asfora, Giza Simões e Barreto.

O DEM deverá eleger de dois a três Deputados (Maviael Cavalcanti e Tony Gel), ficando a última vaga para disputa entre Priscila Krause, Dilma Lins e João Mendonça.

O PHS deverá eleger de dois a três Deputados, sendo uma vaga para Zé da Luz se ele conseguir derrubar o indeferimento de sua candidatura no Supremo Tribunal Federal, a outra vaga seria de Dra. Nadegi e a última vaga ficaria para disputa entre Mary Gouveia, Adalberto Cavalcanti e Clóvis Correia.

O PRP deverá eleger de um a dois Deputados, sendo uma vaga para Alf e a segunda vaga deverá ficar para a disputa entre Coronel José Alves, João Eudes e Rildo Braz.

O PSDB deverá eleger de seis a sete Deputados (Betinho Gomes, Claudiano Filho, Antônio Moraes, Edson Vieira, Carlos Santana e Bringel), ficando a última vaga para disputa entre Terezinha Nunes, Jairo Pereira, Pedro Eurico e Eduardo Porto.

O PV deverá eleger de um a dois Deputados, sendo uma vaga para Lucrécio Gomes e a outra vaga deverá ficar para a disputa entre Roberto Leandro e Daniel Coelho

A coligação Um Novo Tempo (PRTB e PTN), o PCB, PSOL e o PSTU não deverão alcançar o Coeficiente Eleitoral, que para Deputado Estadual deverá ficar em torno de 90.000 votos.
Por último, gostaria de salientar que esse levantamento é apenas um palpite e que cada eleitor pode fazer a sua projeção e conferi-la no dia 03 de outubro.

Alcides Santos Filho é Gestor Público.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.

15 respostas para As eleições de 2010 em Pernambuco

  1. paulo farias disse:

    Alcides Santos acompanha as eleições com olhos matemáticos.
    Observador atento, Alcides usa uma lupa, bisturi e uma pinça é um grande palpiteiro. Eu não mudaria nada nas suas previsões.
    Só não entendi porque ele não coloca o deputado Everaldo Cabral entre os eleitos. Quem sabe a quantidade de eleitores burros, incompetentes e corruptos que podem ainda votar no deputado? Alcides não acredita em milagres?

  2. humberto ramos disse:

    Alcides voce esqueceu do nome de cassia do moinho que devera ser eleita a deputada mais jovem do estado de pernambuco com aproximadamente 35.00 votos portanto ela tambem esta na disputa a mata norte esta com ela voce tambem esqueceu do filho de botafogo no chapão ele tera mais de 45.000 votos e a mata norte mostrando a sua força

  3. Gilberto Santos disse:

    Com certeza Everaldo Cabral está entre os eleitos e a oposição tá com inveja DE NOVO e colocando o nome dele pelo o sque disputam vagas. Desde quando Bispo Ossesio Silva, Laura Gomes, Zé Marcos, Airinho, Luciano Siqueira e Marcantonio Dourado tem mais votos do que ele? E outra coisa, Mary Gouveia disputando uma vaga? Ela tem mais votos do que Dra. Nadegi e Zé da Luz juntos. Além disso, desde quando Lucrécio tem vaga bgarantida no PV? Pelos estudos o Pv fará 1 e estourando 2 deputados. E Daniel Coelho só no Recife bate ele de goleada. Isso é um grande exemlpo de que a oposição é FALSA e nem pra mentir presta. Sou 14900, é Everaldo Cabral de novo dando outra LAPADA!

  4. Samuel Lins disse:

    Alcides Santos, parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa eleitoral. São projeções eleitorais baseadas em pesquisas e nos útimos resultados dos pleitos eleitorais. Diferentemente pensa o senhor Gilberto Santos, pois, ele tem certeza que Everaldo Cabral está entres os eleitos e vai dar LAPADA. Sei não, o que vejo por aí é uma rejeição muito grande com o Deputado “MUDO”, inclusive quem fala no carro de som por ele é o Governador. Gilberto, a oposição não é falsa, o senhor é quem não que ver que o vosso deputado decepcionou o povo cabense e certamebnte receberá o troco do povo do Cabo, boa sorte e cuida para o tiro não sair pela culatra.

  5. Lidiane Cumaru disse:

    Concerteza Laura Gomes será eleita. pela luta das mulheres guerreiras e dignas…

  6. andré silva disse:

    DR ALCIDES tambem sou gestor publico e muito antenado em politica, moro na mata norte de pernambuco NA CIDADE DO CARPINA QUE HOJE TEM MAIS DE 50.000 ELEITORES E POSSO LHE AFIRMAR COM CERTEZA QUE DAQUI VÃO SAIR 2 DEPUTADOS POIS DOS 5 POSTULANTES DA TERRA 3 TEM UMA OTIMA ESTRUTURA DE CAMPANHA E CONTAM COM O APOIO DE DIVERSAS CIDADES DA REGIÃO SÃO ELES CASSIA DO MUINHO, DR CARLOS LAPA, BOTAFOGO FILHO,ANTONIO MORAIS E LUCIDALVA , ATÉ A CONTAGEM COLEGA!

  7. Antonio Dias disse:

    Amigo Alcides,
    Sua previsão esta muito parcial, pois retirar Everaldo Cabral da lista de possiveis eleitos configura sua tendência para o lado de betinho goma,mais tudo bem foi o grupo dele quem lhe deu empregos em suas administrções.
    O povo ai mostrar que Everaldo Cabral contiua na Assembleia Legislativa, representando o povo Cabense.

  8. Bruno Mattos Comuncador disse:

    Vendo dotos esses comentários, uns com declarações de amor por alguns candidatos, outros vendo a coisa com uma visão mais centrada e, sobretudo política. Eu, como venho estudando as possibilidades dos coeficientes partidário, principalmente na cidade do Cabo, acredito que dependendo das pesquisa, do modo de cada candidato fazendo sua campanha, vejo a possibilidade da maioria que o Cabo venha ter um Dep. Estadual, pelo que as pesquisas mostram, Betinho Gomes (PSDB) lidera. Em Escada, há uma disputa entre Mery Gouveia e Lucrécio Gomes, mas acredito que o PV faz dois: Daniel Coelho e Lucrécio Gomes., enquanto Mry com uma boa votação não chega.
    O que me deixa perpléxo e o fato de Pedro Serafim Neto (PDT) não aparecer nem disputandos as últims vagas. Por onde anda a campanha do “Pai pra filho”?…
    Já para o senado, acredito nas vitórias de: Marco Marciel (DEM) e Humberto Costa (PT) segunda as pesquisas. Em relação ao governo do estado, Jarbas(PMDB) foi um candidato corajoso, mesmo sabendo que era dífícil tirar o mandato de Eduardo (PSB), merece os meus parabéns.
    E o segundo turno já é certo entre Dilma (PT) e Serra (PSDB). Basta agora saber se Marina (PV) apoia os tucanos ou petistas. Será?
    Um abraço a todos e boas eleições!

  9. Rosilda Frieldman disse:

    Quanta grosseria Sr. Gilberto, o Alcides apenas fez uma leitura e onde é que tem mentira numa leitura, numa projeção pessoal? É o que ele acha, é a interpretação eleitoral dele, assim como você e outras pessoas também podem expressar as suas!
    E mais, o senhor não acha essa expressão “LAPADA” muito chula, quando se trata de um tema tão sério que é a política?
    Mas essa deve ser a sua visão e sua concepção de política que é a da mesquinharia, do menor, da arrogância e da prepotência.
    Assim sendo Gilberto, vai só uma pergunta.
    ADIANTA DAR UMA “LAPADA” DE VOTOS E SER UM DESASTRE DE MANDATO?
    E pra seu desconforto, essa “LAPADA” tão esperada por você parece ta muito distante de acontecer!
    O que vai acontecer no Cabo, dia 3, é O TRIUNFO ELEITORAL do povo cabense, representado na vitória de Betinho Gomes.
    E se é pra dar palpites,
    Betinho terá entre 10 e 15 mil votos a mais que Everaldo!

  10. Geraldo FRagoso disse:

    alcides, morador do cabo de stº agostinho, sou eleitor de jaboatão e ex-morador de jaboatão com o conhecimento da politica de lá, provavelmente betinho deve ter de 20.ooo a 25.000 votos só de jaboatão, provavelmente terá uma vitoria folgada. talvez isto possa te ajudar nas suas proximas previsões.

  11. VALTER SILVEIRA disse:

    O NOSSO AMIGO ALCIDES SE ESQUECEU OU MENOSPREZOU, ENTRE OS FEDERAIS A CANDIDATURA DO PROMOTOR MIGUEL SALES. AGUARDEM OS CLARINS DAS URNAS E VEJAM COMO ELE SERÁ RECONHECIDO PELO POVO PERNAMBUCANO.

  12. lourdes disse:

    como anda a campanha eleitoral de canditato a deputado estadual Augusto cesar pfl

  13. Diôgo dias xavier da Silva disse:

    está errado cadê botafogo filha nessa pesquisa

  14. Diôgo dias xavier da Silva disse:

    está errado cadê botafogo filho nessa pesquisa

  15. Rosilda Frieldman disse:

    Senhor Gilberto, sobre a minha previsão de quando eu disse
    que Betinho teria entre 10 e 15 mil votos a mais que Everaldo.
    Deu certo?
    Errei?
    Acertei?
    Foi de quanto mesmo essa diferença?
    Everaldo foi mais votado que Betinho?
    Responde Gilberto!!
    vai querer ajuda?

    A) 29.175 votos a mais que Everaldo
    B) 0 voto de diferença
    C) 15 votos de difernça
    D) Nenhuma das alternativas.

Os comentários estão encerrados.