Educação no trânsito é tema de projeto desenvolvido pela LBV


Recife, PE — O programa LBV — Criança: Futuro no Presente! é desenvolvido em todo o Brasil, nos Centros Comunitários e Educacionais da Legião da Boa Vontade (LBV). Na capital pernambucana, centenas de meninas e meninos são atendidos das comunidades dos Coelhos, Coque, Joana Bezerra, São José, Cabanga e Santo Amaro. O programa tem promovido dezenas de atividades lúdicas por meio das Oficinas do Saber, Cultura Ecumênica, Musicalização, Momento do Brincar, Inclusão Digital, Arte e Cultura.

Algumas das crianças da LBV recebem instrução da educadora sobre como se comportar no trânsito

As Oficinas de Cultura Ecumênica e de Musicalização desenvolvem o projeto Viva o Trânsito, que propõe a educação no trânsito e também nas ações cotidianas das crianças. “Trabalhamos com elas o respeito ao próximo, o afeto, a conscientização em atravessar na faixa de pedestre, o uso da bicicleta na via própria”, esclareceu a educadora Andréia Santana. O projeto é desenvolvido com a aplicação da Pedagogia da Boa Vontade, criada pelo educador Paiva Netto, aplicada com sucesso em todas as Unidades socioeducacionais da LBV.
A educadora também ressaltou que as crianças pesquisaram sobre o assunto, fizeram colagem de veículos terrestres, pinturas, construção de um mural e uma maquete de vias públicas que contempla faixas de pedestres, semáforo, guardas de trânsito e carros. “Cada menino e menina da LBV desenhou diversos carros e dentro de cada automóvel, as crianças colocaram frases educativas, alertando o motorista sobre o cuidado com o trânsito”, comentou.

Durante a atividade, um painel foi contextualizado pelas crianças como forma de entendimento do projeto abordado.

A educadora da LBV comenta que o aprendizado é levado extrassala de atividade. “Uma das crianças nos trouxe a informação de que havia falado para o pai que não se deve andar de bicicleta nas calçadas, porque no local somente pedestres devem andar e que a bicicleta tem a sua via própria. Com esse retorno da criança, vemos o quanto é importante todo o trabalho da LBV permeado de Espiritualidade Ecumênica na conscientização do próximo”, concluiu Andréia.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Recife, PE, o Centro Comunitário e Educacional da Instituição está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8600.

Anúncios
Esse post foi publicado em Últimas Notícias e marcado . Guardar link permanente.