“Outubro Rosa” alertará sobre câncer de mama


A imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, ganhará iluminação especial em tons de rosa.

DA REDAÇÃO DO TP

O mês de outubro será de intensa movimentação na Secretaria de Saúde do Recife realativa ao câncer de mama, listado entre as principais causas de óbito feminino e uma das doenças mais temidas pelas mulheres.

As ações de prevenção e combate à enfermidade serão desenvolvidas em parceria com a Liga Acadêmica de Mastologia da Universidade de Pernambuco (Lamupe) e fará parte do chamado Outubro Rosa – movimento internacional simbolizando a luta contra a doença, que convoca a população, sociedade civil organizada, as empresas e o poder público para aderir à proposta.

Na próxima sexta-feira (08), haverá uma palestra sobre amamentação com o médico Thiago Alencar. No dia 15, o tema do debate é prevenção o câncer de mama. O encerramento das atividades será no dia 22, com um mutirão de mamografias no Hospital Universitário Osvaldo Cruz (Huoc).

Toda a mobilização contará com o apoio da equipe médica que atua no PSF José Bonifácio. “A ação conjunta com os acadêmicos da Universidade de Pernambuco busca sensibilizar a população sobre diversos problemas relacionados ao câncer de mama e os riscos que a doença representa à sociedade”, destacou Geórgia Albuquerque, gerente do Distrito Sanitário III da Secretaria Municipal de Saúde.

AUTOEXAME – “Pretendemos ainda esclarecer dúvidas da comunidade sobre o assunto, ressaltando também a importância da realização do autoexame da mama como o melhor método para detectar a enfermidade”, reforçou Geórgia Albuquerque.

Segundo a gestora, a parceria também pretende informar o público sobre os exames disponíveis na rede municipal para o diagnóstico precoce de patologias mamárias. E ainda informar e estimular o aleitamento materno, buscando ajudar as mulheres na solução de problemas cotidianos relacionados às mamas.

Para simbolizar a ação, durante o mês de outubro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, ganhará iluminação especial em tons de rosa.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Administração Pública, mulher, Saúde. Bookmark o link permanente.