ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: Representação política da região da Grande Suape sofre alteração


Municípios do Cabo e de Ipojuca ganham mais peso político.

JOSÉ AMBRÓSIO

Com uma população de cerca de 1 milhão de habitantes, a região compreendida pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Escada (Grande Suape) contará com sete parlamentares na Assembléia Legislativa de Pernambuco, na Legislatura 2011/2014. A mesma quantidade da atual Legislatura, mas com alterações substanciais em pelo menos três primeiros municípios.

É que Jaboatão dos Guararapes teve sua representação reduzida pela metade, de quatro para dois deputados com domicílio eleitoral no município. Já Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca registraram crescimento de 100% em suas bancadas.

Dos quatro representantes de Jaboatão, apenas dois renovaram os mandatos: Cleiton Collins (PSC), que foi o campeão de votos no Estado, e André Campos (PT). Eduardo Porto (PSDB), não conseguiu a reeleição, o mesmo acontecendo com Elina Carneiro (PSB).

No Cabo de Santo Agostinho, a volta de Betinho Gomes (PSDB) faz com que o município dobre a sua representação na Assembléia, já que o deputado Everaldo Cabral (PTB) conseguiu a reeleição. Com isso, o município que tem mais de 172 mil habitantes volta a ter dois deputados, situação vivida na primeira metade da Legislatura 2003/2006. Representavam o Cabo os deputados Betinho Gomes e Lula Cabral, que em janeiro de 2005 assumiu a administração municipal, renunciando ao mandato de deputado.

Em Ipojuca, as eleições 2010 marcam um momento histórico para a política do município que, com aproximadamente 70 mil habitantes, passa a contar com dois deputados. O atual representante, Carlos Santana (PSDB), reeleito, e Pedro Serafim Neto, considerado por muitos uma surpresa pela expressiva votação que o fez o nono colocado na forte coligação Frente popular de Pernambuco.

Já os eleitores de Escada trocaram o seu atual representante, o deputado Lucrécio Gomes (PV), pela estreante Mary Gouveia (PHS).

PADRINHOS – Os dois novatos, Pedro Serafim Neto e Mary Gouveia, conquistaram seus mandatos com o apoio decisivo de seus padrinhos políticos. O primeiro é filho do prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim. Já o sobrenome de Mary, Gouveia, vem do marido, o prefeito de Escada, Jandelson Gouveia.

OS DEPUTADOS ELEITOS E AS VOTAÇÕES OBTIDAS

Cleiton Collins (PSC) – 137.157
Betinho Gomes (PSDB) – 65.792
Pedro Serafim Neto (PDT) – 55.963
Everaldo Cabral (PTB) – 36.617
André Campos (PT) – 35.320
Carlos Santana (PSDB) – 31.349
Mary Gouveia (PHS) – 33.032

Matéria atualizada às 11h35

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Eleições 2010, Política, Suape. Bookmark o link permanente.