Religiosidade no turismo de Brasília


Foto: André Fernandes - Templo da Boa Vontade: A Pirâmide dos Espíritos Luminosos, a Pirâmide das Almas Benditas!


O Brasil tem sido um dos destinos mais procurados no mundo. Segundo o Ministério do Turismo, houve, logo nos sete primeiros meses de 2010, mais de cinco milhões de desembarques de passageiros de voos internacionais no país. Só em agosto, desembarcaram nos aeroportos brasileiros 722.304 estrangeiros, número que significa um aumento recorde de 32,52% em relação ao mesmo período do ano passado. Muito disso se deve à diversidade de opções, dentre as quais se destacam o turismo litorâneo, o de pesca e o ecoturismo, cujos roteiros principais são o Pantanal e a Amazônia.

Brasília, no Distrito Federal, também reserva grandes atrações àqueles que a visitam. Sua variedade arquitetônica soma-se a seu aspecto cívico e faz com que a cidade seja considerada importante centro da arte e da cultura nacionais. Outro fator de relevância que motiva as pessoas a conhecê-la é a mística presente em sua história cinquentenária e em suas edificações.

Nesse contexto, a fé e a religiosidade estão fortemente ligadas à capital brasileira. O Templo da Boa Vontade (TBV) representa bem tal vínculo. Inaugurado em 21 de outubro de 1989, pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista e escritor José de Paiva Netto, logo se tornou referência de peregrinação ecumênica, por confraternizar seres de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos e, ainda, ateus e materialistas. Recebe anualmente, conforme dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur), mais de um milhão de peregrinos do Brasil e do exterior, sendo o monumento mais visitado de Brasília. É também conhecido como o Templo da Paz.

Pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 metros de diâmetro, o TBV tem proporções e medidas relacionadas ao número da perfeição, 7, e ao número 1. Os ambientes propiciam ao visitante tranquilidade e elevação, bem como transformam o local em um ponto de encontro com a Espiritualidade Superior, a cultura, a arte, a ecologia e a medicina científica e espiritual. Por tudo isso, o Templo da Boa Vontade foi aclamado, em julho de 2008, depois de votação popular realizada pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (Ibocc), como uma das Sete Maravilhas da capital brasileira. “O TBV é um grande símbolo, tanto para roteiro de turismo místico quanto para roteiro de turismo histórico e arquitetônico de Brasília”, ressalta a professora Elisângela Machado, coordenadora de projetos em turismo da Universidade de Brasília (UnB).

O Templo da Boa Vontade está situado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 915, lotes 75 e 76. Mais informações sobre o monumento podem ser obtidas pelo tel. (61) 3245-1070 ou no site http://www.tbv.com.br.

Anúncios
Esse post foi publicado em Últimas Notícias e marcado , , , , , . Guardar link permanente.