Após 8 anos de PT, Brasil se beneficiaria de mudança, diz ‘Economist’


Em edição publicada nesta quinta-feira, a revista britânica Economist afirma que, após passar os últimos oito anos sob uma gestão petista, o Brasil “se beneficiaria de uma mudança no topo”, dizendo que o PT dá sinais de “ter ficado muito confortável no poder”.

BBC

A revista enumera outros motivos pelos quais o eleitor brasileiro deveria optar pelo candidato José Serra, do PSDB, no segundo turno da eleição presidencial: “a senhora (Dilma) Rousseff não é Lula. Ela não tem os seus extraordinários dons políticos e talvez nem seu pragmatismo inato”.

Também diz que Serra, “embora fraco na campanha, foi um eficiente ministro, prefeito e governador”.

Embora afirme em outro texto que uma virada de Serra a esta altura seria equivalente a “dar um cavalo-de-pau num caminhão de dez toneladas”, a Economist diz que o “Brasil agora tem uma opção”.

Segundo a publicação, tanto Dilma quanto Serra podem ser descritos como social-democratas, e “ambos concordam em questões gerais sobre políticas econômicas e sociais”. Mas a revista diz que, “nas questões em que eles discordam, Serra é o mais persuasivo”.

“Serra também tem os seus defeitos, notadamente uma preocupante tendência em tentar ‘microgerenciar’ tudo”, pondera a Economist. Mesmo assim, diz que “seu histórico indica que seria mais ágil em cortar gastos excessivos e eliminar o déficit fiscal”, ao passo que Dilma “atacaria essas distorções mais gradualmente, se o fizer”.

A Economist afirma que houve um “inexorável aumento nos gastos públicos” na gestão Lula e diz que, apesar de suas conquistas na luta contra a pobreza, o presidente “deixa um país onde um em cada dois lares não tem esgoto e os padrões educacionais permanecem deploráveis”.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Administração Pública, Eleições 2010, Política. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Após 8 anos de PT, Brasil se beneficiaria de mudança, diz ‘Economist’

  1. Claudio Antônio disse:

    Parodiando o presidente Lula, quem colocou o velho mundo e a America, na situação de crise mundial que hoje se encontram os países mais ricos do mundo, a exemplo da França, que essa semana deu sinais de que a situação está caótica, foram esses mesmos senhores de olhos azuis, que por falta do que fazer, vem dar palpites no que deve ser uma decisão livre e soberana do povo brasileiro. vão resolver os problemas da europa, que pelo que se vê não são poucos!

  2. Claudio Antônio disse:

    Outra coisa, o povo não vai entregar o Brasil ao retroSERRA!!!!!!!!!!!

  3. Samuel Lins disse:

    Claudio Antônio, o Serra certamente não, mais a Erenice sim, que por sinal esteve ontem na Policia Federal, seus filhos e marido tambem estão na mira da PF. Olha Claudio até pouco tempo tempo era a maior assessoria da Dilma, que por sinal tem muita chance de dar o terceiro mandato ao PresidenteLula, ái meu velho vem a turma toda, José Dirceu, Palocci, mensalão, Genoino, eita, este por sinal só vem por conta do Tiririca, que o PT agradece pelos seus votos, pois, na coligação conseguiu trazer para DF dois deputados do PT, que vergonha, o PT a reboque de um palhaço. Mais a poitica é assim esmo Claudio, o senhor até acha que o Brasil é melhor que a França.

    • Claudio Antônio disse:

      Caro Samuel, ao ler seu comentário tive a impressão de estar lendo algo que vi logo cedo no programa do Serra, talvez você não tenha entendido o que falei sobre a França, mais deixa pra lá, certamente você é como os que fazem parte do PSDB, que vê tudo o que acontece lá na europa e na américa do norte como sendo as coisas mais maravilhosas do mundo.
      Pra o seu desgosto, o Serra não está acima do bem e do mal, como ele mesmo diz, que é do bem e que não está com ele é de que? que democrática é essa? Só sou do bem se votar no Serra?
      Já que você gosta de falar de escândalos, me diga porque até agora o Serra não conseguiu explicar até agora para onde foi os 4 milhões do caixa dois, desviado pelo Paulo Preto da campanha dele, como explicar que as empresas escolhidas para construir a linha roxa do metrô de São Paulo, foram escolhidas 6 meses antes da devida concorrência ser liberada pelo governo do Serra em São Paulo.
      Enfim querido, se eu continuar certamente vou deixar você horrorizado com tanta lama, a diferença do PT para o PSDB, é que imprensa não faz o mesmo sensacionalismo que faz com o primeiro com o segundo.
      E quanto ao Tiririca, não fale com tanto desprezo de uma profissão tão nobre quanto a de um palhaço, acredito que ele tem muito mais moral, do que muitos que ficam por ai, querendo se sobrepor as pessoas como sendo dono da ética e da verdade, simplesmente por ter um currículo mais extenso que o do outro.
      O que você acharia se fosse concorrer a uma vaga de emprego, onde seu concorrente ficasse na recepção, contando vantagens o tempo todo querendo disqualificar o que você possa ter de bom.
      Pra encerrar, Tiririca é um personagem, o deputado é um cidadão, respeite isso…

  4. Samuel Lins disse:

    Claudio é bom lembrar, que o Tiririca não fez campanha eleitoral apenas como cidadão, e sim no seu personagem de palhaço, e os seus eleitores elegeram um palahaço e os candidatos da coligação, inclusive do PT foi eleito a reboque do Palhaço, contra fatos não há argumentos. Se o senhor discorda, está discordando dos fatos. Se o senhor entende que a Erenice e seu flho são inocentes e que o mensalão é uma invenção tudo bem, porém, não posso concordar com o senhor. Se a impresa mente nos casos em que citei, peço-lhe desculpas por ter ofendido seus aliados, pois, só fiz por que foram as informações que recebi através da impresa escrita, falada e tevisionada do meu país. Em nenhum momento falei com despreso a profissão de palhaço, ou qualquer outra profissão, porém, volto a repetir, o candidato Tiririca se comportou no processo eleitoral como palhaço, e assim é que devo chama-lo, inclusive a imprensa o classifica como “o Palhaço Tiririca”, ele ão é Palahaço? é mais uma invenção da imprensa? Porém ao assumir o cargo, será o Deputado Federal Francisco Everardo Oliveira Silva. Quanto a Europa e America do Norte, quero que fique bem claro que sou nacionalista, porém, sou realista, acredito que a qualidade de vida na França é melhor que aqui no meu Nordeste Brasileiro, se o senhor discorda e tem fatos que comprovem o cantrário por gentileza forneça, que desde já o agradeço. Boa sorte com sua candidata Dilma, ela tem tudo para dar ao Lula o seu terceiro mandato.

    • Claudio Antônio disse:

      Mais uma vez acho que o senhor fala da profissão de palhaço com desprezo, qual o problema do Tiririca ter feito sua campanha baseada no seu personagem? Ou pra você serio são os carrancudos, calejados e tradicionais políticos que na sua grande maioria, não fazem nem de longe um terço do que prometem com toda a sua “seriedade, honestidade, competência” etc. etc…..
      Quanto aos deputados do PT que foram eleitos com os votos provenientes do Tiririca, devo lembrar-lhe colega, que não foi o Partido dos Trabalhadores que inventou as regras eleitorais vigentes no país e assim como os canalhas, que você cita do PT que foram eleitos, tem outra centena deles que foram eleitos da mesma forma pelo PSDB, PTB, DEM, PPS, PMDB, e tantos outros, o que me intriga é você lembrar apenas do Tiririca e do PT.
      Não sou nem um imbecil, para afirmar que a qualidade de vida no Brasil é melhor que na europa e nos Estados Unidos, referia-me as sucessivas crises econômicas, que esses países teem enfrentado nas ultimas décadas e que são os mesmos bambambans da economia mundial que estavam lá e não conseguiram evitar que o mundo entrasse em recessão.
      Quanto aos escândalos que você cita, perguntando se eu acho, ou não, as pessoas inocentes, te digo que quem tem que dizer se são, ou não, é a justiça, temos um país que graças a Deus tem suas instituições sólidas em em pleno funcionamento.
      Não sei sua idade mais se tiver mais de 30, deve ter acompanhado de perto a gestão do FHC, deve conhecer a história de que naquele governo, mesmo com inúmeros indicios de irregularidades em questões como: privatizações, emendada da reeleição, mala rosa e tantos outros, não funcionou nenhuma CPI, pois o procurador geral da república, o senhor Geraldo Brindeiro, ficou conhecido como engavetador de projeto por seu imenso comprometimento aquela gestão.
      Portanto amigo agradeça ao governo Lula, pois, foi nessa gestão que começamos a vir, figuras antes intocáveis ir para a cadeia, a policia federal dessa gestão investiga, o caso Erenice é um bom exemplo disso, no governo passado, de forma alguma teríamos um membro do núcleo do poder central sendo investigado.
      CONTRA FATOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS ! UM GRANDE ABRAÇO! É UM PRAZER PODER FAZER ESSA DISCUSSÃO COM ALGUEM INTELIGENTE…

  5. Samuel Lins disse:

    Caro Claudio Antônio, mais uma vez o senhor está equivocado. Nunca e jamais tratei as pessoas com desprezo ao longo dos meus quse 54 anos. Quando me refiro ao senhor Francisco Everardo – Palhaço Tiririca, não é com derespeito não, e muito menos querer ofende em nele votou, porém, sim Claudio, a profissão dele é é palhaço e não posso chamalo por outro noem, até por que só agora nas eleições e que ficamos sabendo do verdadeiro nome, mais vamos encerrar este assunto, são favas contadas. Claudio, o senhor deve está muito feliz com o terceiro mandato de Lula né? Parabens, espero que o Lula, ou melhor a Dilma, faça o melhor pelo Brasil. Um abraço.

    • Claudio Antônio disse:

      Muito feliz, mesmo sabendo que seu elogio, vem carregado de ironia, mas, não importa o mais importante nisso tudo, é que o povo entendeu que esse projeto de sucesso, vai ser entregue a alguém que o conhece e mais, acredita nele, coisa que o outro candidato, por mais que dissesse que daria continuidade, não passava a devida confiança, pois, passou oito anos dizendo o contrário, e nas vésperas das eleições, mudou o discurso para confundir o povo, mostrando total falta de posição e ainda mais, personalidade.
      Um abraço e até mais…

Os comentários estão encerrados.