Fundarpe abre convocatória para Carnaval de Pernambuco 2011


Artistas e grupos culturais interessados podem se inscrever até dia 10 de dezembro.

da Ascom/Fundarpe

Grupos de cultura popular e artistas residentes em todo o estado de Pernambuco têm até o dia 10 de dezembro para se inscrever na seleção que definirá a grade de programação do Carnaval de Pernambuco 2011, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Serão aceitas propostas para as áreas de Música e Cultura Popular, nas modalidades de cortejo e palco. Os polos carnavalescos funcionarão entre 26 de fevereiro e 8 de março de 2011 em 13 cidades das quatro macrorregiões.

Podem participar da convocatória pessoa física (maior de 18 anos) e pessoa jurídica de direito privado – com ou sem fins lucrativos e respectiva previsão contratual/estatutária de natureza cultural.

Os interessados deverão baixar o edital no site http://www.fundarpe.pe.gov.br e inscrever suas propostas de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista – Recife – PE, no CEP 50.050-000).

Também serão aceitas propostas enviadas via Correios, postadas até o último dia de inscrição, por Sedex ou Carta Registrada, com aviso de recebimento, para o endereço divulgado no edital. No entanto, só serão aceitos os projetos protocolados na Fundarpe até dia 18 de dezembro. A Fundação não se responsabiliza por propostas recebidas depois dessa data, mesmo que tenham sido postadas do prazo de inscrição.

Cada proponente poderá inscrever até três propostas, independente da área cultural escolhida (Cultura Popular e/ou Música). Os projetos serão avaliados por duas Comissões de Análise de Mérito Artístico, com representantes do Poder Público, Sociedade Civil e Fundarpe.

CULTURA POPULAR – Para a área de Cultura Popular podem participar maracatus de baque solto e de baque virado, bem como as cambindas, os caboclinhos, índios, escolas de samba, ursos, bois e congêneres, afoxés, clubes de frevo e de alegorias, blocos líricos, clubes de bonecos, clubes ou grupos de máscaras, troças, grupos percussivo e de coco.

MÚSICA – A seleção de Música agrega as orquestras de frevo, bandas, artistas (cantores, bandas, grupos, etc) ligados à tradição carnavalesca. Fazem parte ainda desta área grupos de pagode e congêneres, bandas de pífano e grupos instrumentais.

POLOS – Durante o ciclo carnavalesco, de 26 de fevereiro a 8 de março de 2011, os selecionados se apresentarão nas cidades do Recife (Casa da Cultura), Olinda (Fortim do Queijo), Itamaracá, Ipojuca, Goiana, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Águas Belas, Pesqueira, Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro e Petrolina, A data e os locais ainda podem sofrer alterações. As ações de Carnaval nas quatro macrorregiões estaduais fazem parte da política de interiorização do Governo do Estado.

Durante o período de inscrição, a Coordenadoria de Música e a Coordenadoria de Cultura Popular estarão disponíveis para prestar orientação, respectivamente, nos telefones (81) 3184.3181 e 3184.3078, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Cultura. Bookmark o link permanente.