Empresa russa anuncia estreia na F1 em 2011


BBC
A montadora russa Marussia Motors comprou parte da equipe de Fórmula 1 Virgin Racing e será uma das principais novidades da competição na próxima temporada.

O time, pelo qual o piloto brasileiro Lucas di Grassi compete, será rebatizado Marussia Virgin Racing e deve lançar os seus carros em Moscou nos próximos meses.

Com isso, especula-se que o brasileiro, cuja permanência na equipe já era incerta após ele perder seu principal patrocinador no meio da atual temporada, possa dar lugar a um piloto russo.

Ambições internacionais

Em entrevista à BBC Sport, o diretor da Virgin Racing, John Booth, disse que a entrada dos parceiros russos garante o futuro da equipe por quatro anos.

A Marussia Motors é dirigida pelo piloto e apresentador de TV Nikolay Fomenko. O anúncio da entrada da empresa na Fórmula 1 ocorre um mês após a Rússia assinar um acordo para sediar uma etapa da competição em 2014.

No último domingo, o premiê russo, Vladimir Putin, dirigiu um carro de F1 para promover a modalidade no país.

“Estamos ansiosos em começar essa cooperação, já que haverá um Grande Prêmio em Sochi (sudoeste da Rússia)”, disse Fomenko à BBC Russia.

“Vamos demonstrar ao mundo que uma nova montadora chegou da Rússia com ambições internacionais.”

Ele diz que o envolvimento de sua empresa com a Virgin Racing começou no ano passado, com uma parceria técnica.

“Passo a passo vamos torná-la uma equipe inteiramente russa, correndo com a bandeira russa – isso significa que uma das 12 equipes será russa”, disse Fomenko.

Pilotos

A companhia ainda precisa definir os seus dois pilotos para o próximo ano.

O alemão Timo Glock ainda tem um ano de contrato com a equipe, mas a permanência do brasileiro Lucas di Grassi é incerta.

Fomenko diz que a equipe treinará pilotos russos (“eles ainda não estão no ponto”) e esperar que Ivan Lukashevich esteja preparado para a competição em 2011.

“Porém, no momento temos o piloto brasileiro Lucas di Grassi e o alemão Timo Glock, e estamos perfeitamente felizes com isso”, afirmou.

Segundo o diretor da Virgin Racing, os pilotos serão definidos antes do Natal.

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Esportes, Formula 1. Bookmark o link permanente.