Carta do Pe. Edwaldo Gomes – Retratação publicado no jornal MENSAGEM CATÓLICA


AOS LEITORES DA MENSAGEM CATÓLICA

Quando da Celebração do Jubileu de Ouro da minha Ordenação Sacerdotal, houve uma Solene Concelebração da qual participaram alguns bispos amigos e vários companheiros sacerdotes da nossa Arquidiocese. Dois bispos anglicanos da minha amizade quiseram participar da minha Ação de Graças e um deles concelebrou. Este fato contraria o Cânon 908 do Código de Direito Canônico, que proíbe terminantemente tal participação. O Sr. Arcebispo tendo sido informado do ocorrido, levou ao conhecimento da Congregação para a Doutrina da Fé.

Em resposta a uma carta e que me foi enviada pelo Sr. Arcebispo com data de 15 de fevereiro, respondi entre outras coisas: “Devo dizer a Vossa Excia. que, lamentavelmente, tomado pela emoção do momento, não me ocorreu à mente estar infligindo alguma lei ou determinação da nossa Igreja e me preocupei mais com o acolhimento ecumênico. Desejo que fique bem claro não ter havido de minha parte uma desobediência formal consciente e, em consciência, afirmo não ter tido intenção de me colocar contra as leis da Igreja. Se ao longo deste meus 50 anos de Sacerdócio, apesar das minhas limitações e fragilidades, procurei ser digno do Ministério que me foi confiado, não seria agora, na minha idade avançada e em data tão significativa que iria fazê-lo “.

Sei que a minha carta bem como a declaração dos bispos afirmando que participaram daquela Concelebração foram enviadas a Congregação para a Doutrina da Fé.

Em correspondência enviada ao Sr. Arcebispo com data de 23 de junho, aquela Congregação achou por bem exigir de mim uma retratação do erro cometido com o pedido de perdão a serem publicados neste Órgão Oficial de nossa Arquidiocese. É o que estou fazendo com humildade e reafirmando o meu amor e fidelidade à Santa Igreja, a cujo serviço consagrei a minha vida.

Oportunamente, com a graça de Deus, cumprirei uma segunda penalidade que me foi imposta.

Recife, 15 de agosto de 2007.

Pároco de Casa Forte

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Carta do Pe. Edwaldo Gomes – Retratação publicado no jornal MENSAGEM CATÓLICA

  1. joao marcelo disse:

    ”Oportunamente, com a graça de Deus, cumprirei uma segunda penalidade que me foi imposta.”

    MUITO BOM SÓ NA HORA QUE O PÁROCO ACHAR COVENIENTE É QUE CUMPRIRÁ A PENALIDADE IMPOSTA.

  2. Cláudia Jacqueline disse:

    Sou católica e já administrei aulas de religião. Na tentativa de tornar as aulas e atividades comuns a todas as religiões, procurava só me referir a religião católica quando surgiam dúvidas ou críticas por parte dos alunos. No entanto, para que os meus alunos participassem da gincana Bíblica, Projeto que eu desenvolvi na escola e aplicado anualmente no mês de setembro, era necessário que, pessoalmente, apresentasse a alguns Pastores (me refiro a Igreja Protestantes) o Projeto detalhadamente, para só assim conseguir autorização. Por isso, entendo e aprovo a posição da Igreja Católica quanto a atitude de “crítica”. No entanto, parabenizo ao Pe. Edwaldo pela Carta de Retratação que escreveu, e principalmente por reafirmar o amor e fidelidade a Santa Igreja. Igualmente o parabenizo pelos 50 anos de sacerdócio, pois os Sacramentos são sinais de Amor que Deus se revela. Continue firme em sua caminhada, sobretudo da tentativa de salvar almas para Deus.

  3. Pingback: Comentando o adeus do Arcebispo - 04 « Deus lo vult!

Os comentários estão encerrados.