Presidente Lula inaugura pré-operação da PetroquímicaSuape e gasoduto Pilar-Ipojuca


Wilson Firmo
de Suape

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura em instantes aqui em Suape a pré-operação da Unidade de fios de poliéster da PetroquímicaSuape (uma das três plantas industriais)e o gasoduto Pilar-Ipojuca. A PetroquímicaSuape vai produzir 240 mil toneladas por ano de filamentos e polímeros têxteis. Evento estava previsto para as 14h.

O primeiro processo que entrará em funcionamento será o da texturização, onde serão produzidos fios para malharias e tecelagens.

Segundo assessoria da Petrobrás, serão acionadas duas das 64 máquinas previstas para o empreendimento, que deve alcançar topo de funcionamento até início do segundo semestre de 2011.

A cerimônia na PetroquímicaSuape também marca a inauguração do Gasoduto Pilar (AL)/Ipojuca (PE). Vai passar dos atuais 3,5 milhões de metros cúbicos/dia para 7,5 milhões de metros cúbicos diários, ou seja, vai mais do que dobrar a capacidade de movimentação de gás natural nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

À noite, o presidente Lula estará no Recife, cumprindo agenda política, com a realização de grande comício com Dilma no Marco Zero. (em instantes, mais notícias, via twitter).

Por enquanto, acontecem apresentações artísticas num grande pátio climatizado preparado pelos organizadores.

Até o fim do ano, mais cinco máquinas deverão ser acionadas. Com isso, a planta estará produzindo 350 toneladas.

A PetroquímicaSuape é um complexo petroquímico composto por três unidades. Além da planta de polímeros e fios de poliéster, estão sendo erguidas uma unidade para produção de ácido tereftálico (PTA), com capacidade para 700 mil toneladas anuais, e outra de resina PET, capaz de produzir 450 mil toneladas/ano. O PTA é a principal matéria-prima para fabricação do PET e dos fios de poliéster, daí a importância da integração dessa cadeia.

Anúncios

Sobre Da Redação do TP

Contatos com a Redação: (81) 3518-1755 ou jornalismo@jornaltribunapopular.com
Esse post foi publicado em Últimas Notícias. Bookmark o link permanente.